Excelência de Administração e a Gestão do Conhecimento

Adm.Prof.Walter Lerner

Considerações Introdutorias
Com certeza sabemos e eu certamente como administrador que toda organização de qualquer ramo ou tamanho possui algum modelo e alguma experiência relativa à gestão do conhecimento.
Este é o primeiro artigo de uma série que tem por objetivo identificar e apresentar práticas desenvolvidas tanto tradicionais como novas-que potencializem a criação de novos conhecimentos para os leitores colaborando para que tenham sucesso empresarial em seus empreendimentos globais e de forma específica no desenvolvimento de ações voltadas para o sucesso em gestão do conhecimento.
Por eu ser administrador membro do conselho deliberativo e assessor da presidência executiva da SBGC-Sociedade Brasileira da Gestão do Conhecimento,é evidente que somos favorecidos pelos associados em ter acesso a casos de realização efetiva da gestão do conhecimento em suas organizações, com especial ênfase a estratégias e resultados alcançados que repassaremos da melhor forma e gradativamente aos leitores para sua melhor compreensão e administração de suas necessidades específicas.
Temos como uma das metas principais em auxiliar a compreensão dos estudiosos e administradores, para quebrar paradigmas desmistificando a prática principalmente da gestão do conhecimento e para qualquer tipo de organização ou ramo de negócio,sejam pequenos,médios ou grandes.
É irreversível hoje e para o futuro considerarmos o desafio da competitividade e a busca da excelência em resultados e como consequência a competência em ser bem sucedido profissionalmente e empresarialmente,mas para tal precisaremos reunir o máximo de talento e esforço humano para consegui-lo com firmeza e determinação.Neste caso será imprescindível o suporte em estudos de uma ótima escola de negócios.
Compreendemos que de um modo geral as empresas e o administrador formalmente ou informalmente trabalham com estratégias para o aprimoramento de resultados e até com muita preocupação sobre o mercado,clientes e a concorrência mas muitas vezes improvisadamente,empiricamente e precipitadamente,e desta forma perdendo muito em resultados,desperdiçando oportunidades preciosas que outros mais espertos e preparados cientificamente usufruirão muito mais certamente.
O maior desafio do administrador então será identificar da melhor forma possível e com uma bússola orientativa,o como proceder,para onde e com quem caminhar pela prática segura do conhecimento e sua gestão de alta qualidade assegurada e continuamente tanto para dentro das organizações como externamente.
E, todo dia adaptando realidades e realizações,compartilhando,somando e dividindo,acreditando no ganha-ganha de Stephen Covey como proceder e em hábitos sadios e apoiados em sabedoria também,confiando e gerando credibilidade progressiva por atitudes efetivas e eficazes.
Apesar de tantos outros objetivos válidos e necessários no trabalho do administrador e sem dúvida fundamentados em princípios e valores,é certeza que viabilizar lucratividade será uma prioridade sempre elevada e de natureza a garantir sustentabilidade para todo o demais.
Os resultados devem ser mensurados e acompanhados com indicadores de desempenho confiáveis e dinâmicos em velocidade acelerada de informação e destaque sobre medidas corretivas a efetuar quando necessário e conveniente,o mais natural possível,sem traumas ou incertezas viabilizando tranquilidade e alinhamento com a visão e missão empresarial muito bem orientada.
Muitas pessoas,além dos administradores que forem mais acomodados, esperam semanas ou até meses para saber das novidades de sua atividade,apáticos que estão diante de um universo de dados e informações que os cercam e desafiam,vitimando-os via de regra perante clientes que preferem adquirir suas necessidades em outras direções.
Lamentavelmente isto será cada vez mais inevitável e desgastante.Apesar do conhecimento não ser fácil de definir,muito menos ainda será praticá-lo somente pela vontade,empirismo e pressionado pela cobrança da necessidade.
Simplificando conceitos inicialmente valorizaremos o que indubitavelmente são componentes preliminares obrigatórios e até hierarquicamente do conhecimento:dados e informações.
Os Dados
Destacando uma definição de dado bem específica sugerimos:dado é o registro de um evento,qualquer evento ou acontecimento,um fato muito resumidamente/sinteticamente como o menor e o mais simples detalhe do sistema mas muito importante sempre e tem que ser verdadeiro,confiável pois em caso contrário poderá arriscar o todo e nisto o administrador tem que ser muito bom para identificar validades e valores.
O dado é um elemento inicial geralmente insuficiente mas abundante e por isto muito facilmente transportável e influenciador de decisões antecipadas,muitas vezes perigosamente.Apesar disto ser evidente para pessoas com conhecimento atualizado sobre o assunto não o é para a maioria de gente despreparada que precipita-se no desconhecido e não é bem sucedida.
Segundo o famoso autor Davenport,às vezes as organizações acumulam dados por serem factuais e,portanto,criarem a ilusão de exatidão científica.Junte dados suficientes,prossegue o argumento,e decisões objetivamente corretas serão úteis como metas se os responsáveis complementarem automaticamente com informações e conhecimento.Isso não quer dizer que os dados não sejam importantes.
Todas as pessoas e as organizações precisam de dados,em maior ou menor quantidade,para alcançar seus objetivos.Pensemos,por exemplo,em uma ficha cadastral que em geral ela não é mais do que um conjunto de dados mas o leitor pode imaginar a relevância que podem ter como matéria-prima essencial em tantos casos para o mundo de informações.O dado deve ser entendido como uma verdadeira semente preliminarmente e até um átomo.
As Informações
Dados podem ser transformados em informações?Sim isto é perfeitamente possível pois a informação é um conjunto de dados dentro de um contexto a ser definido com maior detalhe explicativo.O autor Davenport caracteriza a informação como mensagem que envolve um transmissor e um receptor.
Ainda segundo o autor é o receptor que determina se a mensagem recebida configura-se ou não como informação:”Um email repleto de divagações pode ser considerado informação por seu redator,porém tido como puro ruído pelo receptor”.A informação proporciona um novo ponto de vista para a interpretação e de eventos ou objetos e por tal motivo é um meio material necessário para extrair e construir o conhecimento para os administradores tomarem decisões mais seguras.
O Conhecimento
Pode ser definida simplificadamente como o resultado de um processamento da informação complexo e altamente subjetivo mas também um poderoso agente transformador dinamicamente e com alto grau de fluidez.Segundo os autores consagrados mundialmente no assunto: Nonaka e Takeuchi,O conhecimento,ao contrário da informação diz respeito a crenças e e compromissos.
O conhecimento é uma função de uma atitude,perspectiva ou intenção específica relacionado à ação.O conhecimento deve tratar devidamente a informação podendo mudar sistemas de trabalho dentro de contextos especificados e bem definidos com valor significativo para resultados de interesse.
Cabe aos administradores uma liderança sobre o assunto a benefício das comunidades empresariais interessadas em utilizá-lo para gerar demanda nos negócios competentemente e lucrativamente em cenários de elevada competitividade,tal como na geração da inovação,vencendo paradigmas resistentes que costumam bloquear as mudanças organizacionais indispensáveis para situações atuais e futuras de abrangência mundial.
Em cada empresa os administradores estarão certamente envolvidos e dedicados a vencer desafios sobre a aplicabilidade do conhecimento tanto explícito como tácito que explicamos os significados à seguir aos leitores não familiarizados ainda com estas denominações:
Conhecimento Explícito
É considerado o conhecimento visível ou tangível e codificado em linguagem,apresentando uma estrutura formal e sistêmica claramente.Confere a ele um caráter muito impessoal.Pode ser transmitido por números,fórmulas,palavras… que podem ser arquivados e transportados por artigos,manuais de normas,livros,planilhas,banco de dados…É mensurável e compartilhável nas organizações.
Conhecimento Tácito
É um tipo de conhecimento que não é palpável e muito difícil de explicar por estar oculto muitas vezes.Ele é profundamente pessoal muitas vezes mas pode ser objeto de compartilhamento também tal como avaliar o valor suposto de uma marca de produto ou organização,sendo na verdade um capital intelectual e não contábil,mas muitíssimo importante para os administradores.
Este conhecimento é mais difícil de formalizar nas empresas e ser compreendido pois sofre influência de muitos palpites subjetivos,suposições e intuições de pessoas.Porém pode ser muito prático também e em ações que também podem ser bem concatenadas.
Longe do conhecimento tácito ser supérfluo e desnecessário,envolve conhecimento,experiência e comporta sensações e coragem dos praticantes muito dos quais são empreendedores bem sucedidos por suas habilidades e experiências informais que podem determinar o sucesso em resultados muitas vezes,mas também fracassos.Muito comum no empreendedorismo informal e inovação empírica ou fundamentada na imaginação talentosa dos autores.

Adm.Prof.Walter Lerner

WhatsApp Fale com nossos consultores
Desenvolvido por: UmDigital
Política de Privacidade

A TREVISAN tem o compromisso de proteger a sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais somente para fornecer os produtos e serviços que você solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contatá-lo sobre novos assuntos que possam ser do seu interesse.

Ao clicar em “quero me inscrever”, você concorda em permitir que a TREVISAN armazene e processe as informações pessoais para fornecer o conteúdo solicitado.

Para maiores detalhes, confira a nossa Política de Privacidade e Cookies abaixo.

Política de Privacidade

Última atualização: Agosto de 2022
A privacidade dos seus dados é importante para nós. Esta política de privacidade explica como coletamos os seus dados pessoais, para qual finalidade, com qual fundamentação legal e com quem eles são compartilhados, também define seus direitos e como você pode nos contactar para obter mais informações ou esclarecimentos sobre o tema.

Dados pessoais que coletamos e para quais finalidades

Coletamos os seus dados pessoais quando você interage em nosso site, através do “adicionar ao carrinho”; se cadastra para participar de algum dos nossos eventos ou para fazer o download de algum material por nós disponibilizado, indicando seu nome completo, e-mail e telefone. Esses dados são coletados para que haja uma melhor interação ente o candidato e a Faculdade, a fim de oferecer esclarecimentos sobre os cursos.

Para realização da matrícula em quaisquer dos nossos cursos, os dados pessoais que coletamos podem incluir: nome, RG, CPF, data de nascimento, sexo, estado civil, endereço, telefone, e-mail, histórico escolar, diploma. Também podemos coletar dados pessoais sensíveis, como: i. sua origem racial; ii. se você é portador de alguma necessidade especial – sendo esses dados são coletados para cumprimento de obrigações legais com órgãos públicos, entre eles o Ministério da Educação – MEC – iii. biometria facial, com o objetivo de realizar o reconhecimento fácil do aluno quando do acesso à plataforma educacional, para confirmar a identidade de quem irá logar no sistema.

Como coletamos seus dados pessoais

Coletamos seus dados pessoais quando você:

  • realiza o seu cadastro no nosso site, através do “adicionar ao carrinho”;
  • efetiva a sua matrícula para um dos cursos por nos ministrados;
  • se cadastra para participar de algum dos nossos eventos;
  • se cadastra para realizar o download de algum material por nós disponibilizado;
  • se cadastra na Newletters.

 

Para que utilizamos os seus dados pessoais

Utilizamos os seus dados pessoais coletados através do contrato de prestação de serviços educacionais para os seguintes fins:

  • fornecer os nossos serviços educacionais;
  • fornecer informações ao Ministério da Educação – MEC;
  • cumprir requisitos legais ou regulamentares;
  • contabilidade, faturamento e cobrança;
  • manter relacionamento com alunos e ex-alunos, que pode se dar através do envio de e-mail marketing, telefone e mensagens eletrônicas, com conteúdo ou detalhes dos nossos cursos;
  • proteção dos nossos direitos;

 

Utilizamos os seus dados pessoais coletados através do nosso site, para os seguintes fins:

  • responder as inscrições realizados no “adicionar ao carrinho”;
  • manter relacionamento com os interessados nos nossos cursos, através do envio de e-mail marketing, telefone e mensagens, com conteúdo ou detalhes dos nossos cursos;

 

Quais os fundamentos legais que usamos para tratar os seus dados pessoais

Em cumprimento ao previsto na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, indicamos abaixo os fundamentos legais que usamos para tratar os seus dados pessoais:

  • coleta do seu consentimento;
  • cumprimento de obrigações legais e regulatórias;
  • execução do contrato;
  • legítimo interesse;
  • exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral.

 

Por quanto tempo armazenamos os seus dados pessoais?

Os seus dados pessoais serão armazenados por nós: (i) por prazo indeterminado, quando vinculados à dados acadêmicos, por determinação legal estabelecida pelo Ministério da Educação – MEC; (ii) enquanto durar o seu consentimento, nas hipóteses aplicáveis; (iii) qualquer período de retenção exigido por lei; (iv) fim do período no qual os litígios ou investigações em relação aos serviços possam surgir; (v) nos termos da legislação vigente.

Com quem compartilhamos os seus dados pessoais

Não comercializamos ou vendemos os seus dados pessoais a terceiros, sendo estes compartilhados com o único objetivo de melhorar a prestação de serviços, com os seguintes propósitos: (i) armazenamento de dados; (ii) provedores de serviços de TI; (iii) agência de marketing; (iv) empresas de cobrança e escritórios de advocacia; (v) empresas de envio de mensagens telefônicas; (vi) órgãos legais, conforme exigido por lei; (vii) autoridades regulatórias.

Alterações nesta política de privacidade

Esta política de privacidade poderá ser modificada, a qualquer tempo, a fim de atualizar a maneira pela qual a Faculdade está tratando os seus dados pessoas. Por isso, solicitamos que sempre verifique a data da última atualização, constante no cabeçalho.
Ao fornecer seus dados pessoais, você concorda com o que está descrito nesta Política de Privacidade.
Como solicitar o acesso, a retificação ou a exclusão dos seus dados pessoais
Você poderá ter acesso aos seus dados pessoais, bem como solicitar a sua retificação ou exclusão de forma gratuita, mediante solicitação a ser enviada por você ao nosso Encarregado de Dados, através do e-mail privacidade@trevisan.edu.br.

POLÍTICA DE COOKIES

Com o objetivo de fornecer-lhe uma boa experiência enquanto navega no nosso site, a TREVISAN utiliza cookies, o que nos permite lembrar e armazenar informações sobre como você utiliza o nosso site, distinguindo vocês dos demais usuários.

O que são cookies?

Um cookie é um pequeno arquivo de texto que é colocado no disco rígido do usuário da internet, ele é gerado por um servidor de página de internet. Através dos cookies é possível entendermos algumas métricas, o que nos possibilita, personalizar e melhorar nosso serviço.

Quais os cookies são utilizados pela Trevisan e qual a sua finalidade?

Nós utilizamos cookies necessários, que possibilita que você possa navegar pelo nosso site e utilizar recursos como o acesso às áreas seguras, os cookies funcionais, para registrar informações sobre as escolhas que você fez, os cookies de desempenho, para controlar quantos usuários acessam nosso site e quantas vezes e os cookies publicitários, que coletam informações sobre os seus hábitos de navegação, eles memorizam os sites que você acessou e compartilham essa informação com outros anunciantes.

É possível desativar os cookies?

Ao utilizar nosso site, você concorda que podemos inserir cookies no seu computador ou dispositivo, como explicado acima e caso se recuse a utilizar cookies, você pode modificar a configuração do seu navegador para impedir o armazenamento de cookies no seu computador ou dispositivo sem seu prévio consentimento. Caso os cookies do nosso site sejam desabilitados, a sua experiência no nosso site pode ser impactada.