Digital Banking: 6 tendências do segmento que já iniciaram em 2022

No setor de crédito, a digitalização está mudando a maneira como as pessoas fazem negócios diariamente e os avanços na tecnologia bancária continuam influenciando o futuro dos serviços financeiros. Para se manter relevante, é preciso que executivos estejam por dentro da tecnologia e de todas as novidades que estão fazendo parte do ramo financeiro atualmente.

A capacidade dos bancos se ajustarem à evolução de mercado sempre foi um pré-requisito para garantir o sucesso. Afinal, o setor bancário e financeiro muda constantemente com novas tendências, tecnologias e inovações, e os gestores precisam estar a par de tudo que acontece no cenário atual para se preparar para o futuro.

Pensando nisso, trouxemos as tendências que se destacaram em serviços tecnológicos bancários nos últimos anos e que se mantêm competitivos em 2022. Vamos lá?

Qual será o futuro do mercado financeiro?

A tecnologia com foco em melhorar a eficiência operacional dos bancos de varejo está impactando positivamente o mercado financeiro. De acordo com uma pesquisa realizada pela Insider Intelligence, 39% dos executivos de bancos de varejo dizem que a tecnologia tem o maior impacto na redução de custos, em comparação com apenas 24% que dizem que está melhorando a experiência do cliente.

Para se manterem competitivos no ramo, os bancos de varejo também estão lançando plataformas no espaço Banking-as-a-Service (BaaS). Por exemplo, o neobanco britânico Starling, que antes oferecia exclusivamente serviços bancários de varejo business-to-consumer (B2C), após lançar uma plataforma BaaS, diversificou seus produtos e fluxos de receita, que os fez permanecer relevantes no espaço neobank.

Tendências da tecnologia bancária

O futuro da tecnologia com foco no mercado financeiro é impulsionado pelos consumidores, principalmente pela geração Z, que nasceram e cresceram na era digital, e pelos millennials, que viram a tecnologia tomar forma.

A tecnologia é uma aliada dentro do setor bancário, pois representa uma amplitude de possibilidades e avanços no contexto analógico e offline, promovendo acessibilidade, segurança e ganhos em agilidade. Apesar desse processo também representar o surgimento de novas demandas que precisarão de regulamentações, soluções técnicas específicas e tempo de adaptação, ainda assim é necessário avançar no mundo de oportunidades para saber o que o mercado fintech nos reserva.

Abaixo, iremos apresentar as 6 principais tendências para o mercado financeiro que já estão se desenvolvendo e encontrarão um amadurecimento maior neste ano.

1) Mobile banking

Tem como falar em tecnologia financeira sem citar o mobile? Não, não tem! Os dispositivos móveis e seus aplicativos invadiram a nossa rotina, e o mobile banking não é exceção.

O banco digital online é um recurso obrigatório para as instituições financeiras permanecerem competitivas no mercado, principalmente entre os millennials e a geração Z com experiência digital. Mais de 45% dos entrevistados do quarto Estudo Anual de Vantagem Competitiva do Mobile Banking da Insider Intelligence identificam o celular como um dos três principais fatores que determinam o seu banco de escolha.

2) Pagamentos contactless e e-Wallets

O isolamento social acelerou o investimento e a adesão de tecnologias contactless, como os pagamentos digitais (Pix, PayPal, PicPay, QR-codes, etc) ou por aproximação (NFC). Os sistemas de pagamentos instantâneos chegaram há pouco tempo e fizeram história dentro das tecnologias bancárias. De acordo com o Banco Central, 104,4 milhões de pessoas e 7,9 milhões de empresas, o que representa 63,6% da população adulta, já utilizaram o Pix para pagar contas, receber ou realizar alguma transferência.

A partir de 2022, essa tendência continua e sua evolução é a expansão das e-wallets e a integração com as redes sociais, como o WhatsApp Pay, que já está funcionando desde maio de 2021.

3) API bancária

As APIs bancárias podem ser usadas para que o aplicativo móvel de um banco obtenha informações da conta do cliente. As fintechs usaram essa tecnologia para permitir que seus negócios funcionem, incentivando a concorrência a desenvolver suas próprias APIs.

Hoje em dia, as APIs são importantes para diversos processos no mundo financeiro, sendo uma tecnologia essencial para que o Open Banking opere compartilhando e recebendo dados. Uma pesquisa realizada pela Sensedia mostrou que 57% das empresas de grande porte usam APIs para fazer com que a inovação cresça dentro das instituições.

4) Open Banking

Já que falamos de Open Banking, essa é outra tecnologia de dados financeiros que se destacou nos anos anteriores, e chegou à sua última fase de implementações ano passado, batendo 1 milhão de adesões.

O sistema, supervisionado pelo Banco Central do Brasil, representa uma nova era de informação e usos de dados, com benefícios que estendem a investidores e consumidores de serviços financeiros em geral, onde o maior beneficiado é o usuário, que aproveita de integrações facilitadoras e um cenário mais transparente e competitivo entre as instituições.

5) Inteligência artificial

Em análises mais recentes do mercado financeiro, a inteligência artificial é uma das maiores tecnologias bancárias para os próximos anos. Os bancos estão usando este tipo de tecnologia para otimizar a identificação e autenticação do cliente, além de melhorar a comunicação com clientes através de chatbots e assistentes de voz.

A mesma pesquisa da Insider Intelligence apontou que 66% dos executivos bancários acreditam que a inteligência artificial terá impacto nos bancos até 2025. Além de trazer mais segurança para o mercado financeiro, as tecnologias de inteligência também são preferência para gerar personalizações e automatizações mais assertivas para os usuários.

6) Cibersegurança

O número de golpes e invasões nos últimos anos fizeram a cibersegurança ser um dos focos de trabalho neste ano, com uma estimativa de que o investimento na área cresça mais de 80%.

Além da segurança e prevenção de prejuízos financeiros, esse tipo de demanda também envolve a proteção de dados e a credibilidade das instituições no mercado e diante de seus clientes.

E além dessas tendências, a tecnologia do setor bancário se manterá avançando em termos de experiência do usuário, otimizando os atendimentos, facilitando as movimentações, ampliando as ofertas e o processo de onboarding digital para todos.

Um passo à frente da evolução

Na Trevisan, acreditamos que acompanhar tendências é fundamental para construir um universo financeiro sem amarras. Estamos constantemente acompanhando e atualizando nossa plataforma para que nossos alunos evoluam seus negócios junto a novas tendências, para entender em profundidade as mudanças do setor financeiro e saber como aproveitar as melhores possibilidades. Acesse e conheça nosso curso de MBA Executivo em Digital Banking

Gostou de saber as principais novidades em tecnologia bancária e maiores potencialidades do setor financeiro para o futuro? Continue acompanhando a Trevisan no blog e através das redes sociais.

WhatsApp Fale com nossos consultores
Desenvolvido por: UmDigital
Política de Privacidade

A TREVISAN tem o compromisso de proteger a sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais somente para fornecer os produtos e serviços que você solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contatá-lo sobre novos assuntos que possam ser do seu interesse.

Ao clicar em “quero me inscrever”, você concorda em permitir que a TREVISAN armazene e processe as informações pessoais para fornecer o conteúdo solicitado.

Para maiores detalhes, confira a nossa Política de Privacidade e Cookies abaixo.

Política de Privacidade

Última atualização: Agosto de 2022
A privacidade dos seus dados é importante para nós. Esta política de privacidade explica como coletamos os seus dados pessoais, para qual finalidade, com qual fundamentação legal e com quem eles são compartilhados, também define seus direitos e como você pode nos contactar para obter mais informações ou esclarecimentos sobre o tema.

Dados pessoais que coletamos e para quais finalidades

Coletamos os seus dados pessoais quando você interage em nosso site, através do “adicionar ao carrinho”; se cadastra para participar de algum dos nossos eventos ou para fazer o download de algum material por nós disponibilizado, indicando seu nome completo, e-mail e telefone. Esses dados são coletados para que haja uma melhor interação ente o candidato e a Faculdade, a fim de oferecer esclarecimentos sobre os cursos.

Para realização da matrícula em quaisquer dos nossos cursos, os dados pessoais que coletamos podem incluir: nome, RG, CPF, data de nascimento, sexo, estado civil, endereço, telefone, e-mail, histórico escolar, diploma. Também podemos coletar dados pessoais sensíveis, como: i. sua origem racial; ii. se você é portador de alguma necessidade especial – sendo esses dados são coletados para cumprimento de obrigações legais com órgãos públicos, entre eles o Ministério da Educação – MEC – iii. biometria facial, com o objetivo de realizar o reconhecimento fácil do aluno quando do acesso à plataforma educacional, para confirmar a identidade de quem irá logar no sistema.

Como coletamos seus dados pessoais

Coletamos seus dados pessoais quando você:

  • realiza o seu cadastro no nosso site, através do “adicionar ao carrinho”;
  • efetiva a sua matrícula para um dos cursos por nos ministrados;
  • se cadastra para participar de algum dos nossos eventos;
  • se cadastra para realizar o download de algum material por nós disponibilizado;
  • se cadastra na Newletters.

 

Para que utilizamos os seus dados pessoais

Utilizamos os seus dados pessoais coletados através do contrato de prestação de serviços educacionais para os seguintes fins:

  • fornecer os nossos serviços educacionais;
  • fornecer informações ao Ministério da Educação – MEC;
  • cumprir requisitos legais ou regulamentares;
  • contabilidade, faturamento e cobrança;
  • manter relacionamento com alunos e ex-alunos, que pode se dar através do envio de e-mail marketing, telefone e mensagens eletrônicas, com conteúdo ou detalhes dos nossos cursos;
  • proteção dos nossos direitos;

 

Utilizamos os seus dados pessoais coletados através do nosso site, para os seguintes fins:

  • responder as inscrições realizados no “adicionar ao carrinho”;
  • manter relacionamento com os interessados nos nossos cursos, através do envio de e-mail marketing, telefone e mensagens, com conteúdo ou detalhes dos nossos cursos;

 

Quais os fundamentos legais que usamos para tratar os seus dados pessoais

Em cumprimento ao previsto na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, indicamos abaixo os fundamentos legais que usamos para tratar os seus dados pessoais:

  • coleta do seu consentimento;
  • cumprimento de obrigações legais e regulatórias;
  • execução do contrato;
  • legítimo interesse;
  • exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral.

 

Por quanto tempo armazenamos os seus dados pessoais?

Os seus dados pessoais serão armazenados por nós: (i) por prazo indeterminado, quando vinculados à dados acadêmicos, por determinação legal estabelecida pelo Ministério da Educação – MEC; (ii) enquanto durar o seu consentimento, nas hipóteses aplicáveis; (iii) qualquer período de retenção exigido por lei; (iv) fim do período no qual os litígios ou investigações em relação aos serviços possam surgir; (v) nos termos da legislação vigente.

Com quem compartilhamos os seus dados pessoais

Não comercializamos ou vendemos os seus dados pessoais a terceiros, sendo estes compartilhados com o único objetivo de melhorar a prestação de serviços, com os seguintes propósitos: (i) armazenamento de dados; (ii) provedores de serviços de TI; (iii) agência de marketing; (iv) empresas de cobrança e escritórios de advocacia; (v) empresas de envio de mensagens telefônicas; (vi) órgãos legais, conforme exigido por lei; (vii) autoridades regulatórias.

Alterações nesta política de privacidade

Esta política de privacidade poderá ser modificada, a qualquer tempo, a fim de atualizar a maneira pela qual a Faculdade está tratando os seus dados pessoas. Por isso, solicitamos que sempre verifique a data da última atualização, constante no cabeçalho.
Ao fornecer seus dados pessoais, você concorda com o que está descrito nesta Política de Privacidade.
Como solicitar o acesso, a retificação ou a exclusão dos seus dados pessoais
Você poderá ter acesso aos seus dados pessoais, bem como solicitar a sua retificação ou exclusão de forma gratuita, mediante solicitação a ser enviada por você ao nosso Encarregado de Dados, através do e-mail privacidade@trevisan.edu.br.

POLÍTICA DE COOKIES

Com o objetivo de fornecer-lhe uma boa experiência enquanto navega no nosso site, a TREVISAN utiliza cookies, o que nos permite lembrar e armazenar informações sobre como você utiliza o nosso site, distinguindo vocês dos demais usuários.

O que são cookies?

Um cookie é um pequeno arquivo de texto que é colocado no disco rígido do usuário da internet, ele é gerado por um servidor de página de internet. Através dos cookies é possível entendermos algumas métricas, o que nos possibilita, personalizar e melhorar nosso serviço.

Quais os cookies são utilizados pela Trevisan e qual a sua finalidade?

Nós utilizamos cookies necessários, que possibilita que você possa navegar pelo nosso site e utilizar recursos como o acesso às áreas seguras, os cookies funcionais, para registrar informações sobre as escolhas que você fez, os cookies de desempenho, para controlar quantos usuários acessam nosso site e quantas vezes e os cookies publicitários, que coletam informações sobre os seus hábitos de navegação, eles memorizam os sites que você acessou e compartilham essa informação com outros anunciantes.

É possível desativar os cookies?

Ao utilizar nosso site, você concorda que podemos inserir cookies no seu computador ou dispositivo, como explicado acima e caso se recuse a utilizar cookies, você pode modificar a configuração do seu navegador para impedir o armazenamento de cookies no seu computador ou dispositivo sem seu prévio consentimento. Caso os cookies do nosso site sejam desabilitados, a sua experiência no nosso site pode ser impactada.