Quando falamos de marketing, é natural pensar em quais são as informações que impulsionam as campanhas mais eficazes do mercado. Essa abordagem é igualmente relevante no contexto do marketing esportivo, pois o conhecimento adquirido pode ajudar a alcançar o público de forma mais precisa e impactante.
No entanto, mesmo sendo um conceito bastante difundido, é normal que algumas pessoas ainda tenham dúvidas sobre o assunto. Se você é uma delas, não se preocupe! Neste texto da Trevisan, nosso objetivo é esclarecer todas essas questões para você.
Ao longo deste conteúdo, vamos explorar o papel dos dados no marketing esportivo e como eles podem contribuir para o sucesso das campanhas, bem como insights valiosos sobre como aplicar essas informações de maneira eficiente.
Portanto, se você está interessado em saber mais sobre o uso de dados nesse mercado, venha conosco nesta jornada e descubra como utilizar essa poderosa ferramenta para impulsionar suas estratégias de marketing esportivo.
O termo dado é usado para se referir a uma informação mensurável, podendo ser representado por meio de números, palavras, imagens, áudios, entre outros. Os dados podem ser classificados como quantitativos ou qualitativos.
Os dados quantitativos passam a ideia de volume, permitindo realizar análises estatísticas e operações matemáticas, como cálculos de média, desvio padrão, porcentagens, entre outros.
Por outro lado, dados qualitativos descrevem características não mensuráveis, observações subjetivas de comportamentos, opiniões e percepções. Expressos em forma de palavras, são analisados por meio de codificações, categorizações, interpretação de padrões e temas emergentes.
Tudo o que é possível mensurar, ou medir, é considerado um dado, e permite uma análise e a obtenção de insights para diversas áreas, dando suporte à tomada de decisões, chegando a direções mais assertivas.
Os meios de captação dos dados podem ser os mais variados, como:
Aqui, citamos apenas alguns dos mais comuns, mas existem muitos outros. O grande fato é que, ao navegarmos na Internet (independentemente do uso), geramos e movimentamos diversos dados por minuto. Mas, por que é feita uma análise de dados, ou melhor, com que finalidade eles são analisados?
Devido ao avanço tecnológico que encontramos hoje, quem possui informações tem uma alta chance de se destacar. Este tipo de conhecimento é perfeito para criar e elaborar estratégias alinhadas com o público, gerando vantagem competitiva. Através delas, é possível identificar padrões de comportamento, necessidades, preferências do público-alvo, medir resultados e avaliar o sucesso das ações de marketing.
O marketing esportivo é uma indústria que movimenta mais de US$121 bilhões por ano no mundo todo, por meio da venda de ingressos para eventos, patrocínios, direitos de transmissão, produtos licenciados e outros serviços, logo, o uso de dados neste ramo é uma ótima forma de aumentar o engajamento dos fãs.
É por isso que saber a melhor forma (ou estratégia) para alcançar o público é sempre bem-vindo e possui alto potencial de gerar um bom retorno. Tudo isso ocorre após a coleta destas informações, que leva a um estudo comportamental, de preferências e hábitos dos fãs, e possibilita ações mais certeiras.
Quando analisamos o que uma empresa pode fazer com tudo isso em mãos, temos:
Essas são somente algumas possíveis estratégias e campanhas de marketing esportivo.
Seja pelo avanço tecnológico ou como tentativa de alcançar melhor o público, o uso das informações captadas é cada vez mais comum hoje em dia.
Mas para não ficar somente no campo das ideias, separamos quatro exemplos de cases de sucesso de marketing esportivo que vieram a público e vão te ajudar a entender melhor. Veja:
Vemos, então, que é possível ter um resultado benéfico ao aliar dados ao marketing esportivo, gerando um melhor entendimento e conhecimento do público para ter campanhas personalizadas e com maior potencial de alcançar essas pessoas mais profundamente.
Já passamos por pontos como o que é e como usar dados neste mercado especificamente. Mas algo que precisa ser entendido também diz respeito às ferramentas para fazer essas avaliações.
O Google Analytics é uma que se destaca e sempre é mencionada. Com acesso gratuito, você pode monitorar pontos como: tráfego em um site, fontes de navegação, comportamento dos usuários, páginas mais acessadas e outros conhecimentos que permitem elaborar uma boa diretriz para a estratégia.
Porém, você também pode usar outros recursos como:
Existem outras opções, mas estas são algumas das que mais se destacam no ramo. Vale lembrar também que o uso não é excludente; é possível aliar mais de uma em simultâneo para deixar a sua estratégia ainda mais alinhada.
A coleta e análise de informações no marketing esportivo podem ser desafiadoras por vários motivos. Um deles é a complexidade, já que elas podem vir de fontes como redes sociais, aparelhos eletrônicos, dispositivos de tecnologia para vestir (os wearables) e sensores em estádios e arenas.
Por outro lado, além de complexos, os dados podem ser muito volumosos e variados no quesito de formatos e padrões, dificultando a integração e avaliação minuciosa. Outro desafio é a qualidade, já que a captação pode ser imprecisa, incompleta ou desatualizada, como quando as pessoas fornecem informações falsas ou não atualizam seus perfis nas redes sociais.
Além disso, a privacidade é uma preocupação crescente e as empresas precisam estar em conformidade com as leis e regulamentações de proteção de dados, como a LGPD.
Junto aos desafios de coleta e qualidade dos dados, há também limitações na aplicação. Eles podem não fornecer uma compreensão completa do comportamento do consumidor, já que muitas vezes existem fatores subjetivos que influenciam as decisões de compra. Por outro lado, a análise pode ser afetada por um viés, limitações de escala e/ou falta de contexto.
Apesar disso, o uso correto de dados no marketing esportivo traz diversos benefícios, como ajudar empresas a entender o comportamento do consumidor, identificar tendências e padrões, personalizar campanhas e mensagens, otimizar a alocação de recursos, tomar decisões mais assertivas e melhorar as estratégias.
E algo que pode te ajudar nisso é fazer um bom curso de marketing esportivo, como o caso do MBA Executivo em Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan.
Por meio dele, você vai entender como aliar gestão, marketing e esporte, estando apto para trabalhar em clubes, federações, confederações, empresas patrocinadoras, comitês, agências de marketing, gestoras de estádios, arenas multiúso, mídia esportiva, secretarias de governo e escritórios de direito esportivo.
As nossas aulas são divididas em quatro módulos, com um total de 438 horas/aula e ótimos professores para agregar ao máximo sobre os seguintes temas:
Módulo: Visão Estratégica do Esporte
Módulo: A Indústria Esportiva
Módulo: Administração e Legislação Esportiva
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