Curso de Growth Marketing: 3 motivos para se tornar especialista no assunto!

Tornar uma empresa competitiva dentro do mercado exige que sejam usadas estratégias e ações planejadas. Nesse sentido, o marketing digital é uma das principais ferramentas que as empresas usam para otimizar os recursos e aumentar a visibilidade e reconhecimento do negócio no mercado.

Mas para além de métricas e estatísticas que auxiliam no direcionamento das ações, é preciso ir além e pensar em uma relação a longo prazo com os clientes e parceiros comerciais da empresa. É nesse momento que entra a necessidade de buscar o uso do Growth Marketing.

De maneira resumida, o Growth Marketing é um método holístico, que busca não apenas atrair novos clientes para a empresa, mas sim estabelecer relações duradouras. 

Portanto, para que você entenda melhor sobre o assunto, a Trevisan vai trazer para você tudo sobre o que é Growth Marketing, mostrando as características dessa técnica, além de trazer 3 motivos para ser um especialista no tema.

O que é Growth Marketing?

Para ter maior familiaridade com o assunto, nada melhor do que começar sabendo o que é Growth Marketing e o que ele representa. Na tradução para o português, o termo Growth Marketing significa “Marketing de Crescimento”.

Dessa forma, podemos definir como sendo uma metodologia que visa o crescimento exponencial da empresa. Mas esse crescimento não leva em conta apenas o volume de vendas e a performance nas redes sociais, por exemplo. O grande objetivo do Growth Marketing é fazer com que os clientes sejam fidelizados, criando assim uma receita recorrente para a empresa.

Portanto, ao aliar as estratégias que visam o aumento constante de vendas e negócios, com o plano de manter os atuais clientes e torná-los fiéis, você está seguindo num caminho de crescimento exponencial na empresa.

Quais são os objetivos do Growth Marketing

Como mencionamos no item acima, um dos principais objetivos do uso do Growth Marketing é a busca pelo crescimento exponencial da empresa. No entanto, não é apenas um método para tornar o negócio mais rentável, ou um plano de fidelização para os clientes.

Dentro do Marketing Digital convencional, há o conhecido “funil de vendas”. Esse funil simboliza as etapas da jornada do cliente, que são os passos que ele precisa seguir até tomar a decisão de compra. Além disso, o funil de vendas também serve para definir os objetivos da equipe de marketing. Ao todo, são 4 etapas, conhecidas como “Visitante”, “Lead”, “Oportunidade” e “Cliente”.

Já o Growth Marketing tem uma linha de raciocínio diferente. O funil pirata do marketing de crescimento leva em conta questões mais subjetivas nesse processo. Nesse sentido, ele vai além da decisão de compra, visando inclusive recomendações.

Sendo assim, confira na lista a seguir os principais objetivos do Growth Marketing:

Objetivos do Growth Marketing

  • Aquisição: essa é a etapa onde os clientes conhecem sua empresa e produto. Nesse momento, a estratégia é fazer com que a pessoa tenha mais familiaridade com os produtos, além de interagir com os canais da empresa;
  • Ativação: agora que o cliente já efetuou a compra, o desafio é fazê-lo consumir o produto adquirido. Com isso, o objetivo é fazer com que a pessoa fique impactada de maneira positiva com o produto;
  • Retenção: uma vez que a pessoa já efetuou a compra e ficou satisfeita com a aquisição, é preciso fazer com que ela siga sendo uma cliente ativa. Para isso, vale a pena investir em ações como a oferta de cupons, cashback, frete grátis, dentre outros;
  • Receita: tendo o cliente fidelizado, realizando compras recorrentes na empresa, é preciso usar estratégias para potencializar a receita. Desse modo, é importante que sejam testadas novas estratégias, tais quais como precificação, táticas de upselling e cross selling e envio de mensagens para o cliente, entre outras;
  • Recomendação: tendo em vista que o cliente ficou satisfeito com o resultado, é importante fomentar que ele indique a sua empresa para outras pessoas. Para isso, vale a pena criar premiações e demais formas de incentivos para que ele indique para o maior número de pessoas.

3 motivos para se tornar especialista em Growth Marketing

Ao longo do texto podemos acompanhar que o método Growth Marketing busca otimizar ainda mais o retorno da empresa, além de tornar a relação com os clientes mais próxima. No entanto, é possível que você, gestor ou profissional de marketing e vendas, ainda não esteja convencido de que vale a pena se tornar um especialista na área.

Desse modo, podemos destacar para você alguns motivos bem interessantes para se aprofundar no mercado de Growth Marketing. Um dos principais motivos é o grande espaço que o mercado oferece para quem é especialista em Growth Marketing.

Além de ter diversas vagas, sendo muitas delas em cargos de gestão, os salários oferecidos também são mais elevados. Isso porque, na medida em que o profissional é capacitado e consegue obter retornos para a empresa, é natural que ele seja recompensado por isso.

Ademais, confira a seguir 3 motivos para se tornar um especialista em Growth Marketing:

Oportunidades de crescimento

Uma vez que o profissional se especializa em uma área com cada vez mais demandas, ele acaba tendo mais oportunidades de crescimento. Além de ser uma área com demanda de profissionais, o fato de ser um especialista em temas como negócios, publicidade, marketing e gestão também auxiliam nesse sentido;

Mercado aquecido no aspecto salarial 

Há alguns anos as mídias digitais têm uma forte influência na decisão de compra dos clientes. Conforme pesquisa, o Brasil está em 1º lugar no ranking de crescimento de compras online.

Portanto, para atrair novos clientes e alcançar novos públicos, é preciso investir em marketing. Criar estratégias de vendas, engajamento e fazer com que um cliente se fidelize a sua empresa são algumas das tarefas que os profissionais dessa área têm pela frente. Com tanta responsabilidade, é natural que estes profissionais sejam cada vez mais valorizados.

Quem aponta isso é o guia salarial 2023, realizado pela consultoria Robert Half. De acordo com o levantamento, os salários do marketing digital variam entre R$ 3.460, em cargos juniores, e podem chegar até a R$ 60 mil nos cargos de chefia de empresas multinacionais.

Versatilidade profissional

É natural que ao longo da trajetória profissional haja o interesse em mudar o ramo de atuação, se especializando em outras áreas. Mas iniciar do zero em um novo mercado, tendo ainda pouco domínio sobre o assunto, acaba retraindo os profissionais, que preferem manter a estabilidade.

Desse modo, o curso de Growth Marketing é uma ótima forma de se tornar um profissional versátil, que domina diferentes áreas de um negócio. Além da versatilidade, isso faz com que você esteja preparado para se tornar um empreendedor de sucesso.

Conheça sobre o MBA em Growth Marketing da Trevisan

Pois bem, para que você possa se capacitar e se tornar uma referência no mercado de Growth Marketing, a Trevisan Educação traz o curso MBA em Growth Marketing e Vendas Digitais. O curso, que tem uma carga horária de 432 horas de aulas, é dividido em quatro módulos.

Durante as aulas, que são realizadas ao vivo, os alunos terão contato com as mais novas ferramentas e técnicas de Growth Marketing. Além disso, há um módulo do curso destinado especialmente às vendas digitais, onde são abordados temas como a jornada do consumidor, inteligência emocional e customer experience.

No entanto, não basta apenas prever conteúdos adequados para que os alunos tenham a melhor experiência e se aperfeiçoem no assunto. Sendo assim, a Trevisan disponibiliza aos seus alunos profissionais atuantes em suas áreas dentro de grandes empresas, num ambiente interativo que favorece a troca de experiências e cases de sucesso.

Você ficou interessado no curso MBA em Growth Marketing e Vendas Digitais, da Trevisan Educação? Então clique neste link e faça agora mesmo a sua matrícula no curso, que tem abertura mensal para a entrada de novos alunos. Caso tenha dúvidas sobre o tema, entre em contato conosco ou deixe seu comentário abaixo.

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Última atualização: Agosto de 2022
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