Agentes de Compliance, quando a capacitação é necessária

Acho interessante que sempre que falamos de compliance, fazemos referencias a palavra derivada do inglês do verbo “to comply”, que significa cumprir, executar, obedecer, observar e fazer o que lhe as regras e regulamentos impõe.

Há algum tempo atrás ao falar de compliance, muitas pessoas já faziam referencia aos bancos, e nos bancos a referencia era lavagem de dinheiro, mas será que não estávamos com pensamento muito restritivo para a função?

Acredito que sim, pois atualmente as grandes organizações, sejam elas financeiras e não financeiras descobriram que devem cumprir várias regras e legislações estabelecidas no mercado global tais como: Lei Sarbanes & Oxley, IFRS, acordo da Basiléia, controles internos e compliance, prevenção a lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, governança corporativa, governança de TI, segurança da Informação, continuidade de negócios, gestão de riscos, entre outros, mas a questão é como administrar tudo isso de maneira responsável e com eficácia?

Vai faltar braço, e posso até sem medo de errar, comentar que a gestão de compliance é responsabilidade de todos na organização, cada colaborador tem sua parcela de responsabilidade, mas como fazer uma gestão de negócios alinhada a gestão de compliance?

Acreditamos que somente ao criar uma área de compliance que possa suportar a administração e o negócio, com base na busca de alinhamento das regras externas (órgãos reguladores), das regras de nossa matriz e além das regras internas que são implementadas para gerar maior segurança na gestão, não seja suficiente.

Por isso algumas organizações estão investindo na formação de agentes de compliance, que em muitos casos são profissionais das próprias áreas de negócio, que são capacitados para melhor entender a função da atividade.

Vale salientar que esta profissão existia há pouco tempo atrás, e existem muitas duvidas no entendimento de suas funções seja por quem faz a gestão, seja por que necessita deste suporte operacional de conformidade, e como muitos profissionais observam: “não tenho tempo de fazer o que minha atividade demanda, imagina ficar observando legislação e montando normas e procedimentos”.

Afinal a não realização e cumprimento dessas normativas podem trazer prejuízos, suspensão de atividades, sanções, penalidades e denegrir a reputação e imagem de uma marca ou de uma empresa.

Mas normalmente a alta administração trabalha com assuntos macros com foco nas decisões e não tem condições de perceber desvios, falhas ou erros gerenciais e principalmente os riscos operacionais, por isso, poderíamos considerar o Compliance como os olhos da Alta Administração, função esta que anos atrás já foi da auditoria interna, que não deixou de ser, mas ganhou um aliado.

A função corporativa do profissional de Compliance deve estar alinhado com a missão, visão e valores estabelecidos à organização pela Alta Administração e o papel funcional do profissional de Compliance esta relacionado ao exercício do cumprimento das melhores práticas, das normas, leis, controles internos e de governança corporativa, tudo isto, centrado na aplicação de um bom Programa de Compliance, e com a implementação de um bom código de conduta e ética, não só no papel, mas na mudança da postura das pessoas.

O agente de compliance será aquele profissional que estará alinhado com os negócios e com certeza estando mais próximo da atividade, oferecerá maior segurança para quem exerce as funções administrativas e para quem faz a gestão dos negócios, de riscos, segurança e governança da organização.

* Marcos Assi é consultor da MASSI Consultoria, professor de MBA na Trevisan Escola de Negócios, entre outras, autor dos livros “Controles Internos e Cultura Organizacional – como consolidar a confiança na gestão dos negócios” e “Gestão de Riscos com Controles Internos – Ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos negócios” .

WhatsApp Fale com nossos consultores
Desenvolvido por: UmDigital
Política de Privacidade

A TREVISAN tem o compromisso de proteger a sua privacidade e nós usaremos suas informações pessoais somente para fornecer os produtos e serviços que você solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contatá-lo sobre novos assuntos que possam ser do seu interesse.

Ao clicar em “quero me inscrever”, você concorda em permitir que a TREVISAN armazene e processe as informações pessoais para fornecer o conteúdo solicitado.

Para maiores detalhes, confira a nossa Política de Privacidade e Cookies abaixo.

Política de Privacidade

Última atualização: Agosto de 2022
A privacidade dos seus dados é importante para nós. Esta política de privacidade explica como coletamos os seus dados pessoais, para qual finalidade, com qual fundamentação legal e com quem eles são compartilhados, também define seus direitos e como você pode nos contactar para obter mais informações ou esclarecimentos sobre o tema.

Dados pessoais que coletamos e para quais finalidades

Coletamos os seus dados pessoais quando você interage em nosso site, através do “adicionar ao carrinho”; se cadastra para participar de algum dos nossos eventos ou para fazer o download de algum material por nós disponibilizado, indicando seu nome completo, e-mail e telefone. Esses dados são coletados para que haja uma melhor interação ente o candidato e a Faculdade, a fim de oferecer esclarecimentos sobre os cursos.

Para realização da matrícula em quaisquer dos nossos cursos, os dados pessoais que coletamos podem incluir: nome, RG, CPF, data de nascimento, sexo, estado civil, endereço, telefone, e-mail, histórico escolar, diploma. Também podemos coletar dados pessoais sensíveis, como: i. sua origem racial; ii. se você é portador de alguma necessidade especial – sendo esses dados são coletados para cumprimento de obrigações legais com órgãos públicos, entre eles o Ministério da Educação – MEC – iii. biometria facial, com o objetivo de realizar o reconhecimento fácil do aluno quando do acesso à plataforma educacional, para confirmar a identidade de quem irá logar no sistema.

Como coletamos seus dados pessoais

Coletamos seus dados pessoais quando você:

  • realiza o seu cadastro no nosso site, através do “adicionar ao carrinho”;
  • efetiva a sua matrícula para um dos cursos por nos ministrados;
  • se cadastra para participar de algum dos nossos eventos;
  • se cadastra para realizar o download de algum material por nós disponibilizado;
  • se cadastra na Newletters.

 

Para que utilizamos os seus dados pessoais

Utilizamos os seus dados pessoais coletados através do contrato de prestação de serviços educacionais para os seguintes fins:

  • fornecer os nossos serviços educacionais;
  • fornecer informações ao Ministério da Educação – MEC;
  • cumprir requisitos legais ou regulamentares;
  • contabilidade, faturamento e cobrança;
  • manter relacionamento com alunos e ex-alunos, que pode se dar através do envio de e-mail marketing, telefone e mensagens eletrônicas, com conteúdo ou detalhes dos nossos cursos;
  • proteção dos nossos direitos;

 

Utilizamos os seus dados pessoais coletados através do nosso site, para os seguintes fins:

  • responder as inscrições realizados no “adicionar ao carrinho”;
  • manter relacionamento com os interessados nos nossos cursos, através do envio de e-mail marketing, telefone e mensagens, com conteúdo ou detalhes dos nossos cursos;

 

Quais os fundamentos legais que usamos para tratar os seus dados pessoais

Em cumprimento ao previsto na Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, indicamos abaixo os fundamentos legais que usamos para tratar os seus dados pessoais:

  • coleta do seu consentimento;
  • cumprimento de obrigações legais e regulatórias;
  • execução do contrato;
  • legítimo interesse;
  • exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral.

 

Por quanto tempo armazenamos os seus dados pessoais?

Os seus dados pessoais serão armazenados por nós: (i) por prazo indeterminado, quando vinculados à dados acadêmicos, por determinação legal estabelecida pelo Ministério da Educação – MEC; (ii) enquanto durar o seu consentimento, nas hipóteses aplicáveis; (iii) qualquer período de retenção exigido por lei; (iv) fim do período no qual os litígios ou investigações em relação aos serviços possam surgir; (v) nos termos da legislação vigente.

Com quem compartilhamos os seus dados pessoais

Não comercializamos ou vendemos os seus dados pessoais a terceiros, sendo estes compartilhados com o único objetivo de melhorar a prestação de serviços, com os seguintes propósitos: (i) armazenamento de dados; (ii) provedores de serviços de TI; (iii) agência de marketing; (iv) empresas de cobrança e escritórios de advocacia; (v) empresas de envio de mensagens telefônicas; (vi) órgãos legais, conforme exigido por lei; (vii) autoridades regulatórias.

Alterações nesta política de privacidade

Esta política de privacidade poderá ser modificada, a qualquer tempo, a fim de atualizar a maneira pela qual a Faculdade está tratando os seus dados pessoas. Por isso, solicitamos que sempre verifique a data da última atualização, constante no cabeçalho.
Ao fornecer seus dados pessoais, você concorda com o que está descrito nesta Política de Privacidade.
Como solicitar o acesso, a retificação ou a exclusão dos seus dados pessoais
Você poderá ter acesso aos seus dados pessoais, bem como solicitar a sua retificação ou exclusão de forma gratuita, mediante solicitação a ser enviada por você ao nosso Encarregado de Dados, através do e-mail privacidade@trevisan.edu.br.

POLÍTICA DE COOKIES

Com o objetivo de fornecer-lhe uma boa experiência enquanto navega no nosso site, a TREVISAN utiliza cookies, o que nos permite lembrar e armazenar informações sobre como você utiliza o nosso site, distinguindo vocês dos demais usuários.

O que são cookies?

Um cookie é um pequeno arquivo de texto que é colocado no disco rígido do usuário da internet, ele é gerado por um servidor de página de internet. Através dos cookies é possível entendermos algumas métricas, o que nos possibilita, personalizar e melhorar nosso serviço.

Quais os cookies são utilizados pela Trevisan e qual a sua finalidade?

Nós utilizamos cookies necessários, que possibilita que você possa navegar pelo nosso site e utilizar recursos como o acesso às áreas seguras, os cookies funcionais, para registrar informações sobre as escolhas que você fez, os cookies de desempenho, para controlar quantos usuários acessam nosso site e quantas vezes e os cookies publicitários, que coletam informações sobre os seus hábitos de navegação, eles memorizam os sites que você acessou e compartilham essa informação com outros anunciantes.

É possível desativar os cookies?

Ao utilizar nosso site, você concorda que podemos inserir cookies no seu computador ou dispositivo, como explicado acima e caso se recuse a utilizar cookies, você pode modificar a configuração do seu navegador para impedir o armazenamento de cookies no seu computador ou dispositivo sem seu prévio consentimento. Caso os cookies do nosso site sejam desabilitados, a sua experiência no nosso site pode ser impactada.